Como realizar um trabalho científico em Educação Social
Introdução: Devemos apresentar ao leitor o que vai encontrar ao longo da leitura do nosso trabalho (pode ser um pequeno resumo, mas também pode levantar outras questões, tais como, conceitos). Devemos destacar os autores referenciados no nosso trabalho e ainda mencionar outros autores que foram, eventualmente, citados na obra em estudo; falar sobre as suas correntes, os modelos, pontos de vista, entre outros. Podemos citar autores.
Desenvolvimento: Neste espaço apresentam-se os temas em destaque, ou seja, características, conceitos, marcos teóricos (autores) e outras perspectivas cruzadas.
Conclusão: É aqui que, quem realiza o trabalho, pode e deve apresentar a sua opinião. Debater os diferentes pontos de vista e perspectivas dos autores citados ao longo do trabalho.
Nota: Um trabalho deve ser começado pelo desenvolvimento, seguido da conclusão e por último, a introdução.
O trabalho deve estar equilibrado, isto é, se for um trabalho de 1000 palavras, devemos saber distribui-las, por exemplo: 250 para a introdução e a conclusão e 500 para o desenvolvimento.
Normas técnicas do curso de Educação Social
Devemos referir os autores das ideias e das citações.
Citações:
Ex: Segundo Giddens (“ou«) “a escola de Chicago…” (2000, p. 27)
Ou: Segundo Giddens (2000) “a escola de Chicago…” (p. 27)
Citação com mais de 40 palavras:
Ex: Em relação à Escola de Chicago, Giddens (2000) escreve
A Escola de Chicago acreditava que a implantação dos principais sítios urbanos e a distribuição de diferentes tipos de bairro nos mesmos podiam ser entendidos segundo princípios semelhantes. As cidades não crescem ao acaso, mas de acordo com as características do meio ambiente. As grandes áreas urbanas das cidades modernas, por exemplo, tendem a desenvolver-se ao longo dos leitos dos rios, em planícies férteis ou na intersecção de rotas comerciais ou de vias ferroviárias. (p. 575)
Nota: Devemos destacar a citação, usando um espaçamento entre linhas mais pequeno ou o tamanho de letra também mais pequeno. Se a citação retirada abranger duas páginas, devemos colocar no final da mesma: (pp. 575-576).
Paráfrase:
Ex: Segundo Giddens… (palavras nossas). (2000)
Ou: Segundo Giddens (2000) … (palavras nossas).
Nota: Só devemos colocar o(s) último(s) nome(s).
Ex: Não devemos fazer: Segundo Rui Canário…
O correcto é: Segundo Canário…
Não usar Itálico, Negrito ou Sublinhado.
Referências:
Ex:
Carmo, H. (2000). Desenvolvimento Comunitário. Lisboa: Universidade Aberta.
Citar um autor que se encontra referenciado numa obra de outros autores:
Ex:
Costa, A.F. (2000). A pesquisa de terreno… . In Augusto Santos Silva & José Madureira Pinto (coords.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.
Apontamentos da aluna Maria Leonor Paulino, nº 38338
Educação Social - Pós laboral, 2º ano
**