domingo, junho 01, 2008

Glossário de análise de conteúdo

ANÁLISE DE CONTEÚDO
Glossário de termos

Análise de conteúdo: técnica de investigação que pretende interpretar as comunicações, através da descrição objectiva, sistemática e quantitativa do conteúdo presente nessas comunicações.

Protocolo: texto ou narrativa que decorre da transcrição da entrevista registada em gravador ou outro instrumento mecânico.

Leitura flutuante: leitura transversal que pretende tomar contacto com os temas chave, proporcionando anotações e pistas de leitura posterior.

Leitura crítica: leitura sistemática que pretende seleccionar as unidades de sentido importantes para o processo de análise.

Unidade de contexto: parte do texto que é mais abrangente do que a unidade de registo, onde esta se integra e de onde decorre o seu sentido.

Unidade de registo: parte do texto que pretendemos seleccionar para a análise, mais reduzida do que a unidade de contexto e desta retirada.

Tema: conjunto de conceitos-chave que integram a área de análise de conteúdo e que estão presentes ao longo do protocolo, sendo um resumo ou frase condensada.

Parágrafo: frase ou conjunto de frases que se extraem do protocolo para dar sentido à análise.

Frase: período, ou conjunto de palavras que se extraem da narrativa (protocolo) para servir como unidade de sentido.

Palavra: termo (substantivo, adjectivo, verbo) que se extrai do texto que funciona como chave para dar sentido à análise de conteúdo.

1º Tratamento: texto que resulta do protocolo inicial (da transcrição) depois de elididas (retiradas) as partes que não interessam à análise.

Pré-categorização: organização das unidades de sentido, numeradas de forma sequencial relativamente ao texto.

Grelha de categorização das unidades de sentido: grelha realizada a partir do guião de entrevista, na qual se pretende colocar os números das respectivas unidades de sentido nas categorias e subcategorias respectivas.

Categorização das unidades de sentido: organização das unidades de sentido, agrupadas de forma sequencial, mas desta vez integradas nas categorias e subcategorias, criadas a partir da grelha de categorização das unidades de sentido. Desta vez não temos unidades de sentido agrupadas pela sua ordem numérica.

Quadro de comparação de dados: tabela que pretende comparar em todas as categorias e subcategorias, o número de unidades de sentido seleccionadas de cada entrevistado, a partir de uma frase que sintetize o sentido genérico das unidades de sentido. Dá uma leitura vertical do total de unidades de sentido de cada entrevistado, e horizontal do total de unidades de sentido em cada frase de enunciação. E ainda na horizontal, do total de unidades de sentido por entrevistado e do total de entrevistados em cada linha.