3 Janeiro 05
I - Património e associativismo (9):
1. O património cultural: importância da sua revalorização /revitalização em meios rurais – Soraia Morais.
2. Desvalorização do património cultural – Sara Duarte.
3. O papel da educação comunitária no processo de desenvolvimento local – Cátia Gomes.
4. Práticas realizadas no ano lectivo de 2003/04 – Inga Neves.
5. Democracia e cidadania participativa – Ana Rita Brito.
6. O papel e a importância do associativismo – Sílvia Vieitas.
7. A importância das associações para o desenvolvimento e a promoção da qualidade de vida das populações rurais e o papel do educador comunitário – Vera Afonso.
8. O artesanato – Carina Dias.
9. Associativismo – Jesica Dias.
10 Janeiro 05
II - Globalização e educação (10):
1. Globalização – Linda Vieira.
2. Globalização cultural – Patrícia Carolino.
3. A acção educativa de Paulo Freire e a relação com a pedagogia de Jesus Cristo – Isabel Lopes.
4. A educação comunitária e o educador comunitário – Helena Rodrigues.
5. Educação pela arte: a arte no reencatamento do mundo – Nuno Martins.
6. O papel/importância da educação e intervenção comunitária nas comunidades piscatórias – Marina Machado.
7. A educação dos nossos dias – Anabela Guerreiro.
8. O voluntariado – Alexandra Vilaça.
9. Globalização e media – Carla Sousa.
10. ? – Telma Sousa.
17 Janeiro 05
III - Minorias (10):
1. Trissomia 21 – Elisabete David.
2. Minorias étnicas e cultura – Telma Victor.
3. Minorias étnicas e educação – Susana Martins.
4. O envelhecimento e a terceira idade – Jorge Ervideira
5. Alcoolismo – Andreia Cordeiro.
6. O jovem na Europa – Patrícia Branquinho.
7. Educação formal e não formal de crianças e jovens da comunidade cigana da Lejana de Cima – Ana Rita Sousa.
8. Os sem-abrigo sob um ângulo sistémico – Cátia Oliveira.
9. A terceira idade e a solidão – Patrícia Machadinho.
10. Exclusão social – Ana Moreira.
Notas: cada comunicação deve ter um máximo de 10 minutos; são aceites todas as possibilidades de apresentação das comunicações; em cada sessão serão eleitos um moderador e um relator.