quinta-feira, novembro 09, 2006

Visita de estudo a Salir e Alte-4º EIC [actualizado]


No passado dia 9 de Novembro o quarto ano de EIC, realizou uma vista de estudo a Salir e a Alte.
Farei uma breve apresentação do que observamos, conhecemos e analisamos.
A Freguesia de Salir situa-se a 13 km do Concelho de Loulé. Salir é considerada como o pólo do desenvolvimento rural do interior do Concelho de Loulé.
Começamos a nossa visita por uma antiga escola primária, que é agora a Sede do Centro Brito de Carvalho. O Centro Brito de Carvalho consiste num centro de recursos ao serviço do mundo rural, que desenvolve parcerias com a Câmara Municipal de Loulé e a Associação In Loco. O Centro Brito de Carvalho tem como missão: informar e aconselhar sobre as políticas e programas que apoiam o desenvolvimento rural; realiza trocas de experiências entre jovens e pessoas com experiência nos domínios do desenvolvimento sustentável e do desenvolvimento rural, para além de que aposta em inovar os mecanismos de produção de produtos locais e regionais, sem perder a qualidade dos mesmos.
Desenvolve, ainda animação do “Centro Rural” e acolhe projectos como LEADER e RIME, RITA entre outros.
O nosso ponto seguinte de visita foi o Pólo Museológico das ruínas do Castelo de Salir. Durante as escavações feitas durante anos junto às ruínas do Castelo de Salir, os técnicos encontraram uma diversidade de objectos do período islâmico de relevante interesse do ponto de vista histórico. Decidiu-se então desenvolver um Museu, onde encontramos exposição destes objectos. Este projecto é da autoria do arquitecto Mário Varela Gomes.

Saindo da Vila de Salir seguimos em direcção a Alte. Depois de cinco minutos de uma extenuante caminhada, a nossa paragem foi a Escola Profissional Cândido Guerreiro. Esta Escola surgiu em Alte, no ano de 1992, e é hoje tida como uma simbiose entre uma visão estratégica de desenvolvimento sustentado do território e alguma capacidade técnica e financeira das entidades que mais directamente trabalham em prol do desenvolvimento local, da freguesia de Alte, sendo eles a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Alte e a Associação IN LOCO.

A Escola personaliza um Projecto de Inovação e Flexibilidade Educativa, onde os cursos em oferta respondem às necessidades do mundo empresarial, no âmbito do desenvolvimento regional. O objectivo principal dos diversos cursos, é dotar os formandos de competências técnico-profissionais que lhes permitam uma inserção imediata e adequada no mercado de trabalho. Esta Escola apresenta também um pólo em Loulé.

Actualmente estão a ocorrer construções, visíveis à entrada de Alte, que serão as novas instalações da Escola Profissional Cândido Guerreiro, onde reunirão os estudantes de Alte e de Loulé.

Seguindo o ruído agradável da ribeira, seguimos aldeia abaixo, até chegarmos ao invulgar Posto de Turismo situado na Casa Memória D´Alte. Aqui encontramos um pouco da história de Alte e sobre os seus costumes, nomeadamente aprendemos um pouco da história do esparto e observámos uma antiga cozinha tradicional da região.

Esta visita alertou-nos sobretudo para a questão do desenvolvimento rural, que ainda fragilizado pelo impiedoso tempo está a progredir graças a Associações como a IN LOCO, a Juntas de Freguesia do barrocal algarvio e às Câmaras que desenvolvem este género de iniciativas. Sem deixar de mencionar a excelente utilização de recursos mobiliários por parte destes organismos.

*

Sara Batista, 16 de Novembro de 2006, 4º EIC