Introdução
A área da Educação e Intervenção Comunitária exige a formação de profissionais especialistas que, através de processos de aprendizagem profissional e do aperfeiçoamento metodológico, desenvolvam competências que lhes permitam conceber e aplicar projectos de intervenção social adequados aos diferentes contextos onde interagem.
A disciplina de Seminário de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos visa a preparação e o apoio directo e imediato aos alunos e alunas que realizam a Prática I. Durante a Prática I os alunos desenvolvem um conjunto diverso de actividades, o que configura um quadro de enorme riqueza que torna a disciplina de Seminário um espaço privilegiado de estudo e reflexão.
A disciplina de Seminário de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos na sua vertente formativa – desenhada para que nela confluam os contributos teórico-metodológicos e práticos do conjunto das disciplinas do Curso –, desenvolverá uma abordagem a nível teórico, na medida em que os conteúdos a estudar serão complementares e suportarão do ponto de vista conceptual a Prática que os alunos realizam; e uma abordagem a nível metodológico, no sentido em que algumas actividades a realizar ao longo do semestre contribuirá para o desenvolvimento mais sustentado, do ponto de vista científico, do trabalho realizado no âmbito dessa mesma Prática.
I – OBJECTIVOS GERAIS
-Compreender os elementos fundamentais da cultura das comunidades;
-Identificar o âmbito de intervenção do Educador Comunitário;
-Conhecer os diferentes modelos de intervenção nos processos de Educação Comunitária;
-Saber aplicar conceitos fundamentais na concepção, desenvolvimento e avaliação de projectos de Educação Comunitária;
-Desenvolver competências na área da comunicação.
II – OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
-Diagnosticar o contexto de Prática;
-Identificar destinatários e âmbitos de intervenção;
-Reflectir sobre o papel do educador comunitário;
-Conhecer as etapas de construção de um Projecto de Educação Comunitária;
-Elaborar propostas de intervenção em função de contextos concretos;
-Compreender a importância da participação activa das pessoas nos processos de concepção, execução e avaliação dos projectos;
-Reflectir criticamente, com base em pressupostos teórico-metodológicos, sobre a acção desenvolvida na Prática;
-Comunicar experiências;
-Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso
III – COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
A avaliação positiva é determinada pela demonstração do seguinte tipo de competências:
Instrumentais
-Ser capaz de diagnosticar as principais problemáticas do contexto de prática;
-Ser capaz de caracterizar uma instituição/comunidade;
-Ser capaz de planear um projecto de intervenção social.
Interpessoais
-Desenvolver capacidades de trabalho em equipa de prática;
-Ser capaz de estabelecer relações com técnicos e parceiros institucionais.
Sistémicas
-Compreender a globalidade dos recursos científicos e técnicos do curso, na construção de projectos;
-Saber utilizar quadros conceptuais e metodologias científicas apropriadas.
IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Principais paradigmas e estratégias da educação comunitária:
1.1. Teorias, princípios e objectivos
1.2. Diferentes estratégias de intervenção
1.3. Perfil ético e papel do educador comunitário
2. Metodologias de diagnóstico de contextos educativos
3. Abordagem das organizações sociais e diversidade dos contextos de intervenção
4. Planeamento e metodologia de projectos:
4.1. Clarificação de conceitos
4.2. Introdução à metodologia de projecto
5. Concepção de projectos sociais:
5.1. Etapas de construção de um projecto de intervenção
5.2. Planeamento, execução e negociação de um projecto de intervenção
6. Introdução à avaliação de projectos sociais
V – ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS
As metodologias a privilegiar enquadram-se numa perspectiva construtivista e desenvolvimentista do conhecimento no sentido de promover a participação activa dos alunos. Assim serão utilizadas as seguintes técnicas:
i) Exposição oral; ii) Análise crítica de textos; iii) Debate; iv) Trabalho de grupo e trabalho individual; v) Comunicação de trabalhos; vi) Reflexão sobre a Prática.
O Seminário estará aberto à presença e participação da docente responsável da Prática I e de outros convidados a designar.
VI– AVALIAÇÃO
1- Participação e desempenho nas actividades realizadas na sala de aula e no trabalho de campo (I-30 %) *;
2- Reflexão crítica do processo de construção da Caracterização e do Anteprojecto, a partir de guião a definir, num máximo de 3000 palavras (G-20%);
3- Apresentação da Caracterização/Anteprojecto (G-30%);
4- Discussão da Caracterização/ Anteprojecto (I-20%).
* Os alunos que registarem menos de 60% de presenças realizarão, no final do semestre, um teste escrito com a mesma ponderação.
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Nota: o título assinalado a negrito é de leitura obrigatória