segunda-feira, março 27, 2006

Visita do 4º EIC à ANJAF

( foto de Cátia Caixeiro)

Visita à ANJAF

Na passada terça-feira, dia 21 de Março de 2006, a turma do 4.º ano de Educação e Intervenção Comunitária (EIC) realizou uma visita de estudo à Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar (ANJAF) – em São Brás de Alportel.
A ANJAF é uma associação sem fins lucrativos que tem por fim estimular a solidariedade entre os jovens, a família e a comunidade; bem como, promover a igualdade de oportunidades entre os cidadãos, garantindo a salvaguarda dos seus direitos, interesses e expectativas. Como objectivos fundamentais esta associação, de carácter essencialmente juvenil, visa promover a integração sócio-profissional e o desenvolvimento sócio-cultural dos jovens e de todos aqueles grupos que vivem expostos ou em situação de exclusão.
Assim sendo, e uma vez que esta associação trabalha com e para as pessoas, no sentido de intervir na comunidade para poder minimizar as desigualdades existentes na esfera social, é de extrema importância para os alunos de EIC conhecerem e contactarem este tipo de associações, de modo a poderem reflectir sobre as diversas realidades existentes.
Esta visita, realizada no âmbito da disciplina de Projecto de Inserção Profissional, leccionada pelo docente Hélder Raimundo, foi programada com o intuito de proporcionar aos alunos um maior contacto com a realidade social existente no concelho de São Brás de Alportel. Desta forma, os objectivos gerais desta visita foram, por um lado, conhecer a associação, o seu funcionamento e as suas áreas de intervenção e, por outro, proporcionar aos alunos um maior entendimento sobre a esfera profissional das associações (neste caso sobre a ANJAF), bem como sensibilizá-los para a realidade existente no município de São Brás de Alportel.
Posto isto, creio que esta visita foi uma mais valia para nós alunos e futuros educadores comunitários, uma vez que nos proporcionou uma maior proximidade com uma associação e, consequentemente, com uma realidade social que desconhecíamos.

Adelaide Ruivinho
4.º Ano EIC