quarta-feira, outubro 26, 2005

I.S.U. partilha experiências com Ciências da Comunicação

No passado dia 18 de Outubro teve lugar uma conferência realizada no âmbito da disciplina de Educação e Comunicação Interculturais, com o tema da "Comunicação Multicultural". A mesma ocorreu pelas 15 horas na sala 1.23 do C.P. da U.Alg. e estiveram presentes os alunos do 3º ano de Ciências da Comunicação.
As oradoras, Margarete e Estela, eram duas antigas alunas da nossa Universidade, sendo licenciadas em Educação e Intervenção Comunitária. Para início de conversa as convidadas começaram por apresentar-se, mencionando que fazem parte do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária e que a sua participação inicial no I.S.U., começou pela ajuda aos estudantes africanos nesta Universidade. Explicaram um pouco da história do I.S.U., o seu funcionamento e as suas principais áreas de intervenção, as quais consistem no voluntariado, no gabinete de apoio aos estudantes (emigrantes) e o gabinete de cooperação.
Um dos pontos mais importantes e desenvolvidos, consistiu na sua partilha de experiências enquanto voluntárias em países africanos. De facto, ilustraram uma realidade completamente distinta da nossa, onde diariamente tinham de conviver com hábitos, formas de estar e de pensar diferentes, e acima de tudo com o preconceito. Ainda no âmbito das suas experiências pessoais e relacionando-as com o nosso curso, foi ainda frisada a questão das barreiras de comunicação nesses países encontradas, não só a nível de comunicação verbal, mas também não verbal, a qual consideraram ainda mais complexa, devido aos diferentes códigos das duas culturas.
A discussão foi depois alargada à audiência, podendo os alunos colocar as suas questões, as quais se prenderam principalmente com questões de inserção no voluntariado, isto é, quais os critérios de selecção para esta acção, questões de logística e económicas, entre outras. Uma grande resposta a esta conferência foi a adesão dos alunos a uma formação para voluntariado, dada pelo I.S.U.
Ana Vieira, nº25271
Carina Correia, nº25274
Mara Matos, nº26006
(Ciências da Comunicação-3º ano)