terça-feira, novembro 21, 2006

Sobre o Microcrédito


Microcrédito, mais que um crédito, uma notável rede de solidariedade social, económica e humana.

Para se ser Prémio Nobel é necessário que, de alguma forma, uma pessoa se distinga pelos seus actos, pela sua obra, mas fundamentalmente pelo carácter das causas que defende. É o caso do Notável Prémio Nobel Muhammad Yunus, que tivemos oportunidade de conhecer melhor na aula de Seminário, pela “mão” do Sr. Rui Gonçalves.

Como todas as iniciativas que têm como objectivo a humanização, esta, mereceu a minha particular admiração, pois apoia quem efectivamente precisa de ajuda, neste mundo cada vez mais impiedoso e mercantilista, virado para os interesses dos mais poderosos, aumentando cada vez mais o “fosso” entre os ricos e os pobres.

Obras como esta são de dignificar, fazendo “jus” a atitudes que urge gritar ao Mundo; a Humildade, a Solidariedade, a Valorização Pessoal e Humana, a consciencialização de que os direitos Humanos devem efectivamente contemplar “Todos” os Humanos.

O Microcrédito, é um exemplo da máxima, “pensar global agir local”, pois ajudando cada pessoa, cada elemento do todo, estamos a contribuir aos poucos para que o mundo se torne mais igual e sustentável.

Fernanda Duque, 4º EIC