domingo, outubro 23, 2005

Sobre a conferência do Eng. Luís Guerreiro

«A Comunicação nas Autarquias numa Perspectiva de Interculturalidade»
*
No passado dia 12 de Outubro, pelas 9 horas, no Complexo Pedagógico da Penha, a turma do 3º ano de Ciências da Comunicação assistiu a uma conferência dada pelo Engenheiro Luís Guerreiro, subordinada ao tema «A Comunicação nas autarquias numa perspectiva de Interculturalidade», no âmbito da disciplina de Educação e Comunicação Interculturais.
Após uma breve introdução do convidado – chefe da Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Loulé – e uma pequena contextualização acerca da estrutura orgânica das autarquias, foi dado destaque ao Gabinete de Comunicação. Foi explicado que tem sido levada a cabo a profissionalização do mesmo, com a contratação de licenciados na área de Comunicação, de forma a credibilizar e clarificar a informação que chega à população, através dos meios de difusão das actividades camarárias – boletins, panfletos, agendas culturais – embora o uso destes tenha, por vezes, fins «propagandísticos».
A partir deste ponto, e como as expectativas profissionais desta área são sempre utópicas, falou-se (em tom de brincadeira) na possibilidade de trabalhar num destes gabinetes – principalmente em Loulé.
Outro dos tópicos abordados pelo convidado, com a participação activa do docente Hélder Raimundo, foi: blogs. Estes métodos prolíficos de transmitir informação são cada vez mais utilizados para criticar «o que vai mal» ou «o que certo político deixou por fazer» e foi bom saber de algumas situações engraçadas relacionadas com esta inovação tecnológica.
Por fim, e de forma muito subtil, falou-se da multiculturalidade existente em cada localidade e a forma como os conflitos e a adaptação das diversas minorias e etnias devem ser solucionadas, privilegiando sempre a comunicação aberta e tolerante.
Com a aproximação do fim do tempo disponível para a conferência – as duas horas de aula – voltou-se a um tema já mencionado anteriormente: a «cunha».
*

Gonçalo Moreira- nº25284
Joana Palminha- nº25285

P.S. O Engenheiro Luís Guerreiro, além da simpatia e acessibilidade reveladas, é mesmo um bom orador.