sábado, agosto 20, 2005

Programa de ECI - 3ºCC

Programa da disciplina de Educação e Comunicação Interculturais
Curso de Ciências da Comunicação

I – INTRODUÇÃO
A disciplina pretende, na sua generalidade, contribuir para o desenvolvimento pessoal, educativo e científico do licenciado em Ciências da Comunicação, com vista à valorização do seu desempenho profissional no seio da sociedade.

II – OBJECTIVOS GERAIS
Num mundo cada vez mais multicultural, a disciplina deve contribuir para a assunção de conhecimentos, competências, atitudes e valores do aluno, enquanto cidadão envolvido numa teia permanente de relações interculturais.

III – OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
O objectivo geral deve transpor-se para alguns objectivos mais operativos, a saber:
1. Entender a complexidade da organização social, enquanto teia de aproximações e afastamentos culturais baseados em factores identitários.
2. Comprender os conceitos relativos à cultura, nos campos da identidade, conflito, domínio, etc.
3. Conhecer os actuais mecanismos relativos à mobilidade social e cultural, como pretexto das problemáticas da marginalização e da exclusão.
4. Entender as características do multiculturalismo actual, como resultado da construção social intra e interétnica.
5. Comprender os princípios de uma educação para a interculturalidade.
6. Conhecer práticas diferenciadas de educação e de comunicação intercultural.

IV – CONTEÚDOS
1. Organização social
1.1. Culturas dominantes e culturas dominadas
1.2. Processos de interacção social
1.3. Génese dos conflitos e da anomia
2.Raça, etnicidade e multiculturalismo
2.1. Conceitos de raça, etnia e cultura
2.2. Racismo, xenofobia, etnocentrismo e nacionalismos
2.3. Migrações, marginalização, minorias e exclusão social
3.Estratégias e integração de grupos
3.1. Identidades e relações culturais
3.2. Construção do conhecimento intra e interétnico
3.3. Comunicação multicultural e intercultural
3.4. Educação intercultural: conceitos e valores
4. Experiências de educação e de comunicação intercultural (conteúdo transversal).

V – ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS
De acordo com as características da disciplina, privilegiar-se-á um conjunto de metodologias e estratégias que permitam estimular o desempenho autónomo e crítico de cada aluno e do sentido de grupo, e que estimularão a capacidade crítica do grupo-turma. Assim, serão utilizados entre outros:
a) Trabalho teórico de leitura e discussão de textos, com vista à auto-formação e interacção entre os vários grupos de trabalho;
b) Utilização de formas interventivas de comunicação dos resultados de estudos e reflexões;
c) Relatos e visitas a experiências relativas aos conteúdos da disciplina, proporcionadores de debate e reflexão crítica individual e colectiva;
d) Utilização de simulações, dramatizações e outros jogos pedagógicos;
e) Apresentação de trabalhos temáticos por grupos;
f) Fóruns de debate de comunicações e intervenções dos alunos.
O docente facultará um conjunto de textos de apoio da disciplina para as sessões em sala de aula. O docente mantém um blogue, no qual os alunos podem aceder a este programa, ler e imprimir textos de apoio, aceder às notas da avaliação contínua e ainda editar comentários ou pedidos de informações: http://educaeic.blogspot.com
Para apoio aos alunos privilegia-se o período de atendimento do docente.


VI – AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina caracteriza-se por ser contínua e auto-formativa, tendo cada sessão, uma componente avaliativa. São considerados elementos de avaliação os seguintes parâmetros e respectivas percentagens:
a) Presença, empenho, participação e interacção nas aulas e em auto-formação– 30%;
b) Trabalho de grupo sobre conteúdos do programa, a apresentar em formato livre– 40% (ver notas da Calendarização);
c) Comunicação ou intervenção individual em fórum – 30% (ver notas da Calendarização).


Notas:
(1) Os grupos de trabalho são constituidos por 3 a 5 alunos cada. Antes da apresentação do trabalho, cada grupo deve apresentar um Resumo de uma página contendo: tema, objectivos, sinopse/guião e plano da apresentação. Os resumos devem ser entregues até 9/11. A calendarização dos trabalhos de grupo será apresentada até 16/11. Cada grupo dispõe de 60 minutos para apresentação.
(2) Cada aluno deve preparar uma comunicação ou intervenção para apresentar no fórum. Até 30/11, deve ser entregue ao docente um Sumário de meia página, contendo os principais tópicos da mesma. A calendarização dos fóruns será apresentada até 7/12. Cada comunicação ou intervenção apresentada não poderá exceder os 5 minutos.
Os Resumos e Sumários referidos acima podem ser entregues: em mão, deixados no cacifo 47 ou enviados para o E-mail do docente.


BIBLIOGRAFIA

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Cardoso, C. (1996). Educação Multicultural. Percursos para Práticas Reflexivas. Lisboa: Texto Editora.
Carmo, H. (Coord.). (1996). Exclusão Social. Rotas de Intervenção. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Cortesão, L. & Pacheco, N. (1991). O Conceito de Educação Intercultural. Interculturalismo e Realidade Portuguesa. In revista Inovação, volume 4, nº 2-3, pp. 33-44. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Cuche, D. (1999). A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Lisboa: Fim de Século Edições.
Giddens, A. (1997). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora.
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Lévi-Strauss, C. (1980). Raça e História. Lisboa: Editorial Presença.
Lipovetsky, G. (1988). A Era do Vazio. Ensaios Sobre o Individualismo Contemporâneo. Lisboa: Relógio de Água.
Nunes, A. (1994). Questões Preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença.
Perotti, A. (1997). Apologia do Intercultural. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural – Ministério da Educação.
Souta, L. (1997). Multiculturalidade e Educação. Porto: Profedições.