segunda-feira, novembro 05, 2007

Visita de estudo à ACASO-Olhão


Relatório da visita à Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão

No dia 29 de Outubro de 2007, os alunos do 4º ano de Educação e Intervenção Comunitária tiveram a oportunidade de conhecer dois equipamentos da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO): o Centro Comunitário “Acampamento Azul” e o Centro Social da Quinta do Brejo.
O Centro Comunitário “Acampamento Azul” situa-se em Pechão, surgiu em 1996 para dar resposta à problemática da invasão da propriedade privada por parte da comunidade cigana. Assim a Dr.ª Célia e sua equipa no âmbito do Plano Nacional de Combate à Pobreza elaboraram um projecto tendo como principais objectivos o realojamento e o apoio social à comunidade cigana. Em termos de realojamento, a Câmara Municipal de Olhão disponibilizou o terreno e os materiais necessários para a construção das suas próprias casas. Quanto à água e à electricidade são fornecidos à comunidade pelo Centro Comunitário.
A nível de apoio social o Centro Comunitário tem capacidade para 70 utentes, estando actualmente com 90 inscrições que usufruem de serviços tais como: jardim-de-infância, acompanhamento escolar (1º e 2º ciclo), aulas de dança, curso de alfabetização de adultos, entre outras formações que na sua maioria são realizadas por voluntários. Nesta perspectiva reflecte-se uma preocupação em combater o absentismo escolar no 1º ciclo que segundo a Dr.ª Célia tem tido êxito, focando agora a sua atenção para o 2º ciclo.
Para concluir resta-nos referir que este Centro Comunitário está aberto à restante comunidade do concelho de Olhão, estando actualmente a usufruir do jardim-de-infância crianças de diferentes etnias e nacionalidades.
Achamos bastante interessante este projecto, uma vez que é pioneiro no país e tem desenvolvido um trabalho eficaz na integração desta comunidade cigana.
O Centro Social da Quinta do Brejo situa-se em Quelfes e foi inaugurado em 2002. Este Centro Social tem as valências de lar-residência, lar de idosos e Centro de Actividades Ocupacionais (C.A.O.).
Neste recinto tivemos a oportunidade de conhecer várias salas onde os utentes ocupam os seus tempos livres, desde a sala de estimulação sensorial através de jogos e da terapia “snooze”, até às salas de trabalhos manuais e artes plásticas. Nestas, ficámos fascinados pelos trabalhos realizados por alguns dos utentes que apesar das suas limitações físicas e ou psicológicas conseguiram ser estimulados a produzir peças de artesanato extraordinárias.
Podemos constatar que as infra-estruturas foram concebidas de maneira a valorizar o contacto com os espaços verdes e a luminosidade natural, o que é traduzido pelas enormes janelas, presentes ao longo do nosso trajecto, com vista para um enorme jardim que se localiza no interior do edifício.
O Centro dispõe ainda de: cabeleireiro, lavandaria, ginásio e uma piscina interior (com água aquecida), onde os utentes podem ter acesso a terapias alternativas.
Resta ainda referir que, no final, quando visitávamos o refeitório fomos surpreendidos com um magnífico lanche, oferecido pela direcção. Acabando a visita com a proposta por parte da direcção de voltar a receber, num futuro próximo, os alunos de Educação Social para realizarem as suas práticas.
Nota: A ACASO é a segunda instituição do concelho de Olhão, a seguir à Câmara Municipal, que emprega mais pessoas.

Faro, Outubro de 2007.
Bruno Pires e Isa Brito