terça-feira, setembro 26, 2006

Seminário: Projectos - Programa

Introdução
A área da Educação e Intervenção Comunitária exige a formação de profissionais especialistas que, através de processos de aprendizagem profissional e do aperfeiçoamento metodológico, desenvolvam competências que lhes permitam conceber e aplicar projectos de intervenção social adequados aos diferentes contextos onde interagem.
A disciplina de Seminário de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos visa a preparação e o apoio directo e imediato aos alunos e alunas que realizam a Prática I. Durante a Prática I os alunos desenvolvem um conjunto diverso de actividades, o que configura um quadro de enorme riqueza que torna a disciplina de Seminário um espaço privilegiado de estudo e reflexão.
A disciplina de Seminário de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos na sua vertente formativa – desenhada para que nela confluam os contributos teórico-metodológicos e práticos do conjunto das disciplinas do Curso –, desenvolverá uma abordagem a nível teórico, na medida em que os conteúdos a estudar serão complementares e suportarão do ponto de vista conceptual a Prática que os alunos realizam; e uma abordagem a nível metodológico, no sentido em que algumas actividades a realizar ao longo do semestre contribuirá para o desenvolvimento mais sustentado, do ponto de vista científico, do trabalho realizado no âmbito dessa mesma Prática.

I – OBJECTIVOS GERAIS
-Compreender os elementos fundamentais da cultura das comunidades;
-Identificar o âmbito de intervenção do Educador Comunitário;
-Conhecer os diferentes modelos de intervenção nos processos de Educação Comunitária;
-Saber aplicar conceitos fundamentais na concepção, desenvolvimento e avaliação de projectos de Educação Comunitária;
-Desenvolver competências na área da comunicação.

II – OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
-Diagnosticar o contexto de Prática;
-Identificar destinatários e âmbitos de intervenção;
-Reflectir sobre o papel do educador comunitário;
-Conhecer as etapas de construção de um Projecto de Educação Comunitária;
-Elaborar propostas de intervenção em função de contextos concretos;
-Compreender a importância da participação activa das pessoas nos processos de concepção, execução e avaliação dos projectos;
-Reflectir criticamente, com base em pressupostos teórico-metodológicos, sobre a acção desenvolvida na Prática;
-Comunicar experiências;
-Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso

III – COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
A avaliação positiva é determinada pela demonstração do seguinte tipo de competências:
Instrumentais
-Ser capaz de diagnosticar as principais problemáticas do contexto de prática;
-Ser capaz de caracterizar uma instituição/comunidade;
-Ser capaz de planear um projecto de intervenção social.
Interpessoais
-Desenvolver capacidades de trabalho em equipa de prática;
-Ser capaz de estabelecer relações com técnicos e parceiros institucionais.
Sistémicas
-Compreender a globalidade dos recursos científicos e técnicos do curso, na construção de projectos;
-Saber utilizar quadros conceptuais e metodologias científicas apropriadas.

IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Principais paradigmas e estratégias da educação comunitária:
1.1. Teorias, princípios e objectivos
1.2. Diferentes estratégias de intervenção
1.3. Perfil ético e papel do educador comunitário
2. Metodologias de diagnóstico de contextos educativos
3. Abordagem das organizações sociais e diversidade dos contextos de intervenção
4. Planeamento e metodologia de projectos:
4.1. Clarificação de conceitos
4.2. Introdução à metodologia de projecto
5. Concepção de projectos sociais:
5.1. Etapas de construção de um projecto de intervenção
5.2. Planeamento, execução e negociação de um projecto de intervenção
6. Introdução à avaliação de projectos sociais

V – ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS
As metodologias a privilegiar enquadram-se numa perspectiva construtivista e desenvolvimentista do conhecimento no sentido de promover a participação activa dos alunos. Assim serão utilizadas as seguintes técnicas:
i) Exposição oral; ii) Análise crítica de textos; iii) Debate; iv) Trabalho de grupo e trabalho individual; v) Comunicação de trabalhos; vi) Reflexão sobre a Prática.
O Seminário estará aberto à presença e participação da docente responsável da Prática I e de outros convidados a designar.

VI– AVALIAÇÃO
1- Participação e desempenho nas actividades realizadas na sala de aula e no trabalho de campo (I-30 %) *;
2- Reflexão crítica do processo de construção da Caracterização e do Anteprojecto, a partir de guião a definir, num máximo de 3000 palavras (G-20%);
3- Apresentação da Caracterização/Anteprojecto (G-30%);
4- Discussão da Caracterização/ Anteprojecto (I-20%).

* Os alunos que registarem menos de 60% de presenças realizarão, no final do semestre, um teste escrito com a mesma ponderação.

BIBLIOGRAFIA

Ander-Egg, E. (1992). La Animación y los Animadores. Madrid: Narcea.
Ander-Egg, E. (s/d). Metodologia y Pratica de la Animacio Socio Cultural. Buenos Aires: Humanitas.
Armani, D. (2002). Como elaborar Projectos. Porto Alegre: Tomo Editorial.
Barbier, J. - M. (1996). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora.
Basto, M. E. et al (1995). Animação Comunitária. Lisboa: Edições ASA.
Belchior, F.H. (1990). Educação de Adultos e Educação Permanente: a realidade portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Boutinet, J. P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
Carmo, H. (1996). Exclusão Social – Rotas de Intervenção. Lisboa: ISCSP.
Carmo, H. (1999). Desenvolvimento Comunitário. Lisboa: Universidade Aberta.
Carneiro, M. A. (1985). Educação Comunitária: Faces e Formas. Petrópolis: Vozes.
Carvalho, A. D. & Baptista, I. (2004). Educação Social. Fundamentos e Estratégias. Porto: Porto Editora.
Costa, M.S. & Neves, J.P. (1993). Autarquias Locais e Desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento.
Diéguez, A. et al (1998). Promoción Social Comunitaria. Buenos Aires: Espacio Editorial.
Diéguez, A. et al (2000). La intervencion Comunitária: Experiências e Reflexiones. Buenos Aires: Espacio Editorial.
Diéguez, A. (2001) (coord). Diseno y Evaluacion de Proyectos de Intervención Socioeducativa y Trabajo Social Comunitário. Buenos Aires: Espacio Editorial.
Freire, P. & Nogueira, A. (1989). Que fazer. Teoria e Prática em Educação Popular. Petrópolis: Vozes.
Friedmann, J. (1996). Empowerment: uma Política de Desenvolvimento Alternativo. Oeiras: Celta Editora.
Ghiglione, R. & Matalon, L. (1993). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção. O Planeamento em Ciências Sociais. Lisboa: Principia.
Hoven, R. & Nunes, M. (1996). Desenvolvimento e Acção Local. Lisboa: Fim de Século.
Leite, E., Malpique, M. & Santos, M. R. (1992). Trabalho de Projecto / 2. Leituras Comentadas. Porto: Afrontamento.
Merino Fernandez, J. (1997). Programas de Animación Sociocultural – Três Instrumentos para su Diseño y Evaluación. Madrid: Narcea.
Miguel Badesa, S. (1995). Perfil del Animador Sociocultural. Madrid: Narcea.
Payne, M. (2002). Teoria do Trabalho Social Moderno. Coimbra: Quarteto Editora.
Pérez Serrano, G. (1996). Elaboración de Proyectos Sociales. Casos Prácticos. Madrid: Narcea.
Pérez Serrano, G. (Coord.) (2000). Modelos de Investigación Cualitativa en Educación Social y Animación Sociocultural – Aplicaciones Prácticas. Madrid: Narcea.
Quintana Cabanas, J. M. (1992). L`Animacion i els seus Ambits Professionals. Barcelona: Institut Català de Noves Professsions.
Silva, A. S. & Pinto, J. M. (1999) (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.
Silva, J. M. (Org.) (1996). Educação Comunitária. Estudos e Propostas. S. Paulo: SENAC.
Sirvent, M. T. (org.) (1984). Educação Comunitária – A Experiência do Espírito Santo. São Paulo: Brasiliense.
Sousa, A. (1997). Programação e Avaliação Desenvolvimental. Lisboa: Instituto Piaget.
Suarez, M. & Diéguez, A. (1995). Gestion Social en la Comunidad. Buenos Aires. Espacio Editorial.
Villegas Ramos, E. (1999). Educación Social y Desarollo Local. Sevilla: Kronos.
***
Nota: o título assinalado a negrito é de leitura obrigatória